logodf

Formação Avançada & Educação Contínua


O DF Study Club oferece Formação Avançada e Educação Contínua, em termos de Equipas Multidisciplinares, quer interna quer externamente à Clínica Dental Face, a todos os profissionais de Medicina Dentária. Esta Formação Avançada e Educação Contínua assenta nas componentes Clínica e Organizacional, nas suas diversas áreas de especialidade e vertentes.
Esta Formação Avançada e Educação Contínua configura-se em termos de Seminários e Módulos Formativos independentes e/ou em estreita interligação sequencial em forma de Cursos (nacionais e internacionais), com recurso a formação personalizada, bem como na de Consultoria, Estágios e «Residências Clínicas» tutoriais.
A implementação destas vertentes deve-se ao facto de pensarmos que todas as práticas profissionais, hoje mais que nunca, exigem uma constante actualização e aperfeiçoamento de competências, humanas e técnicas, quer individuais quer interpessoais e organizacionais. Se isto é válido universalmente, mais o é quando falamos de áreas de prestação de serviços de saúde.


O que diferencia a Formação Avançada e Educação Contínua do nosso DF Study Club é:
1) A existência de Formadores e Colaboradores Especialistas, nacionais e internacionais, nas suas diversas áreas de especialidade;
2) A existência de instalações e de equipamentos tecnologicamente do mais avançado disponível;
3) A transmissão e aplicação da experiência multidisciplinar de Formadores especializados, com largos anos de experiência científica e clínica, bem como com background científico e técnico de excelência e com capacidade para transmitirem dados científicos complexos com relevância clínica;
4) A apresentação de casos clínicos complexos e de sucesso comprovado, com recurso a imagiologia de excelência, mesmo em 3D, potenciando todos os detalhes do processo médico realizado (incluindo a aplicação de técnicas inovadoras, mesmo internacionalmente);
5) A presença de um número limitado de participantes em cada um dos Seminários, Cursos e «Residências Clínicas», permitindo a optimização da transmissão de conhecimentos científicos e técnicos e de experiência clínica multidisciplinar.


Se pensamos que a formação dos activos profissionais é sempre uma mais-valia, quer para os próprios, quer para a organização em que actuam, quer para os serviços que prestam à comunidade; por outro lado, não é menos verdade que essa formação deverá levar em linha de consideração duas vertentes fundamentais, a saber:
1) a valorização técnica, empírica e científica dos seus activos, tendo em vista o constante aperfeiçoamento das práticas profissionais a que estão submetidos diariamente, nas suas múltiplas funções e tarefas;
2) e a, não menos importante, valorização organizacional, humana e relacional dos seus activos humanos, nas suas diversas vertentes, incluindo a própria formação ética e deontológica (quer a respeito das práticas médicas diárias, quer das relações e comportamentos organizacionais expectáveis). Isto é ainda mais verdade quando se tratam de serviços de elevadíssima complexidade (e impacto) junto do público e da sociedade em geral. Com efeito, no que diz respeito específico à Medicina Dentária, estão em causa práticas que ‘tocam’ nas questões estéticas de imagem pessoal, bem como da própria auto-estima individual. (Daí a máxima
adoptada pela Dental Face e pelos seus profissionais: ‘Criamos Sorrisos’ com plena consciência que, isto, é algo muito sério!)


Quer num caso quer noutro, a formação para as boas práticas (médicas e organizacionais) representa (sempre) uma mais-valia que evita a generalização de uma cultura de improviso, proporcionando conhecimentos que sustentam as boas práticas sistemáticas.


Ora, dir-se-ia que só pela Formação (nestas três vertentes, humana, profissional e organizacional) se poderá superar o carácter dialógico da relação entre as competências profissionais e a própria gestão de activos humanos.
Ou seja, de acordo com estes pressupostos aqui esboçados, a criação do DF Study Club assentou, precisamente, quer na consciência da importância primacial da componente Formativa Avançada e Educação Contínua por parte de todos os Profissionais da Clínica Dental Face; quer na possibilidade de organizar e partilhar, de modo alargado e com benefícios mútuos, todo este conhecimento e experiência acumulada das nossas Equipas Multidisciplinares com todos os interessados.