cirugiaoral

Cirurgia Oral 

Especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e os tratamentos cirúrgicos e adjuvantes das patologias congénitas e adquiridas da cavidade oral, incluindo os aspectos funcionais e estéticos dos tecidos moles e duros envolvidos. Assim, o objectivo de uma cirurgia é tratar ou corrigir um problema previamente diagnosticado e que pode ser uma pequena cirurgia ou cirurgias mais diferenciadas, tais como: Extracções dentárias (simples e complexas); Extracções de dentes inclusos (como os sisos) ou dentes supra-numerários; Apicectomias; Remoção de quistos; Remoção de fibromas; Cirurgias pré-protética (regularização do osso e da gengiva antes da confecção de próteses); Osteoplastias e correcção de objectos ósseos recorrendo a enxertos ósseos

DENTE INCLUSO - «DENTES DO SISO»


denteincluso

Um dente impactado/incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo a sua posição na arcada dental, dentro do tempo esperado. Se não forem removidos, podem trazer sérios problemas como, por exemplo, infecção dos dentes do lado e dos tecidos à sua volta (osso, gengiva), alteração da posição dos dentes da mesma arcada dentária edema (inchaço), dores nos maxilares e nas estruturas circundantes, como o ouvido. EXTRACÇÃO DOS SISOS Nem sempre os dentes do siso têm de ser extraídos. As principais indicações são quando se vai fazer um tratamento ortodôntico, quando a sua posição provoca, ou pode vir a provocar, problemas nos outros dentes, quando têm alguma sintomatologia (dor, infecção), ou quando, apesar de não terem nenhum problema aparente, é detectado radiologicamente um quisto. Os dentes do siso são os dentes que mais frequentemente estão inclusos, mas todos os outros dentes também podem não erupcionar (nascer).


INDICAÇÕES PARA REMOÇÃO DOS DENTES IMPACTADOS/INCLUSOS
1. Indicação ortodôntica; 2. Prevenção da pericoronarite; 3. Prevenção da reabsorção radicular do dente vizinho; 4. Prevenção dos quistos e tumores odontogénicos; 5. Prevenção da dor de origem desconhecida; 6. Prevenção da fractura da mandíbula; 7. Facilitação do tratamento ortodôntico; 8. Optimização da saúde periodontal, entre outras.


APICECTOMIA
Trata-se de uma pequena cirurgia que tem por objectivo a remoção de um quisto, granuloma ou qualquer outra situação patológica em conjunto com uma pequena parte do ápex, do dente (ponta da raiz do dente). Trata-se de uma cirurgia que, na maioria dos casos, tem bons resultados. Contudo, por vezes, há recidivas com necessidade de outras intervenções, ou mesmo da própria extracção do dente.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA


Ortognatica

É a sub-especialidade da cirurgia maxilo-facial que tem como objectivo a correcção de deformidades dento-faciais resultantes de falha de posicionamento satisfatório das arcadas dentárias e dos ossos da face, por relação à base do crânio. Interferem na aparência estética dos pacientes, comprometendo muitas vezes o funcionamento correcto dos maxilares.