dentisteria

Dentisteria e Dentisteria Estética 

Especialidade da Medicina Dentária responsável pela restauração (geral e estética) de dentes que apresentem lesões de cáries, alterações de forma ou coloração e resolução de fracturas, restituindo a aparência original dos dentes.

Um sorriso esteticamente agradável e harmonioso é um elemento cada vez mais valorizado na sociedade actual.
O conceito de sucesso pessoal e profissional está associado a pessoas bonitas em boa forma física e com um sorriso perfeito.

sorriso1

O plano de tratamento multidisciplinar deve ter em consideração a estética do resultado final, tendo em atenção as expectativas e necessidades do nosso paciente. A avaliação da estética facial e dentária tem um papel importante no planeamento do tratamento dentário uma vez que a maioria dos pacientes procuram obter um sorriso que transmita saúde e beleza.

Branqueamento dentário
O branqueamento está indicado para casos em que se pretende melhorar a estética dentária visto que os dentes brancos são associados a juventude e saúde, mas antes é necessário fazer o controlo de cáries e manter uma boa higiene oral.
Um dos efeitos indesejáveis é a sensibilidade dentária temporária que pode ser combatida através do uso de pasta dentífrica rica em flúor e nitrato potássio que deve ser usada antes, durante e após o tratamento.
As pigmentações dentárias variam na etiologia e por isso existem dois tipos de branqueamento, o externo e o interno:


Técnicas de branqueamento interno

As colorações internas devido a extravasamento de sangue ou aos materiais usados na desvitalização do dente podem ser eliminadas pela aplicação de uma pasta oxidante que é introduzida dentro da coroa do dente. O processo de branqueamento, geralmente, requer várias sessões até obter o resultado desejado. Após o tratamento, o dente necessita de uma restauração em compósito para substituir a estrutura dentária perdida.
Facetas em Cerâmica
O plano de tratamento é desenvolvido com os objectivos de promover a saúde gengival, reduzir a sensibilidade dentária e melhorar a aparência dos nossos pacientes. Durante muitos anos, a correção estética mais usada para dentes anteriores era a preparação para coroas totais. Contudo, este procedimento é muito invasivo, com grande remoção de estrutura dentária e possíveis efeitos adversos para a vitalidade do dente.
Facetas são uma alternativa conservadora para melhorar a aparência de um dente anterior, são usadas para alterar a cor, posição e forma dos dentes pouco estéticos, criando efeitos significativos no sorriso. A popularidade das facetas de cerâmica tem aumentado visto que a preparação é conservadora e a restauração é estética.
A faceta é uma camada extremamente fina de cerâmica aplicada directamente na estrutura dentária.
Indicações para facetas:

- Alterações cromáticas dos dentes

Dentes pigmentados por tetraciclinas

tetraciclinastetraciclinas1 

Fluorose

- Correcção de alterações na forma e posição dentária:

FluoroseFluorose1

 

 

Dentes conóides

- Alteração da forma e cor dos dentes

conoidesconoides1

alteralter1

Inlays e Onlays em porcelana ou compósito

Indicações:
- estética;
- restaurações a amálgama de grande extensão

inlayinlay2 

Compósitos

 compositocomposito1