endodontia

Endodontia

Especialidade da Medicina Dentária responsável pelo tratamento de patologias da polpa (normalmente designada por 'nervo'). A polpa dentária localiza-se no interior do dente, estando rodeada pelo tecido duro, a dentina, sendo responsável pela nutrição e sensibilidade dentária através dos vasos sanguíneos e dos nervos que a constituem.

A Endodontia é uma especialidade reconhecida desde 1967, mas tem vindo a evoluir nos planos científicos, clínicos e tecnológicos, permitindo aos pacientes diferentes opções de tratamento, antes inexistentes, com o objectivo principal de salvar o dente natural, recuperando o seu estado saudável após ter tido algum estado inflamatório e/ou infeccioso.
O especialista em Endodontia conta com múltiplos instrumentos, de nova geração, tais como : Rx digital, limas de máxima flexibilidade e rotatórias para limpeza dos canais, microscopia, etc , que dão excelência e eficácia nos procedimentos, eliminando a antiga má reputação das desvitalizações serem "muito dolorosas e prolongadas".
E quando depois de uma desvitalização o dente continua com sensibilidade ou sinais de infecção?
Nesse caso, avaliar-se-á a possibilidade de "retratar endodonticamente", um procedimento onde se removem os materiais que obturam os canais para voltar a identificar e corrigir os problemas encontrados.
O "retratamento endodôntico" é um procedimento descrito como de "alta complexidade".
Por último, devemos lembrar que um dente desvitalizado pode durar toda a vida sempre e quando seja rapidamente restaurado (incrustação, coroa ou restauração estética) por forma a protegê-lo das cáries que poderão lesá-lo.