Periodontologia3

Periodontologia 

Especialidade da Medicina Dentária direccionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam o periodontio, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem, para além da gengiva, o osso e o ligamento periodontal que permite manter a firmeza dos dentes no maxilar. As mais comuns são a Gengivite e a Periodontite, ambas causadas pela acumulação de placa bacteriana.

A gengivite corresponde a uma inflamação superficial da gengiva, que quando tratada é totalmente reversível. Manifesta-se pela inflamação gengival acompanhada de sangramento.

gengivite 

Antes

gengivite1

Depois

A Periodontite, além da gengiva, atinge também o osso de suporte dos dentes, já não é totalmente reversível e o tratamento tem como objectivo parar a progressão da doença. Assim, quanto mais precocemente for detectada, melhor será o respectivo tratamento.
Pode manifestar-se por:

- sangramento e/ou presença de pus nas gengivas;
- movimento dentário (com o aparecimento de espaços entre os dentes);
- mobilidade dentária;
- mau sabor ou mau hálito;
- recessão gingival (‘dentes descarnados’).

Por outro lado, a Periodontite é frequentemente assintomática (não provoca dores) e, por esta razão, passa muitas vezes despercebida.
Na etiologia das doenças periodontais, além da placa bacteriana, existe sempre uma susceptibilidade genética para a doença. O tratamento da Periodontite é feito em diferentes fases. Em primeiro lugar, deve eliminar-se a placa bacteriana que está na superfície dos dentes, fora e dentro da gengiva. Depois desta fase estar completa, espera-se um período de cicatrização para avaliar como é que a gengiva responde.

Em casos mais avançados poder-se-á ter de recorrer à cirurgia gengival.

cirugiagengivalAntes

cirugiagengival1

Depois

Como doença crónica que é, a periodontite deve ser acompanhada durante toda a vida. O paciente deve executar correctamente todas as técnicas ensinadas de escovagem e de limpeza entre os dentes e o professional deve acompanhar o doente, realizando consultas de manutenção frequentes, de forma a poder detectar precocemente qualquer recidiva da doença. Dentro do âmbito da Periodontologia fazem ainda parte tratamentos como os enxertos gengivais para recobrimento de raízes, as técnicas de regeneração do osso perdido no decorrer da doença, bem como todos os procedimentos cirúrgicos que impliquem a manipulação da gengiva.

cirugiagengival2

Antes

cirugiagengival3

Depois

cirugiagengival4

Final